quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O que é Resiliência?

Você sabe o que é Resiliência?
Segundo material da disciplina de Gestão Estratégica de Pessoas (2010), Resiliência quer dizer, pela origem inglesa, capacidade de recuperação.
Mas o que será que esta palavra tem a ver com a Gestão de Pessoas e com a evolução do RH?
No último dia 31, participei de um workshop promovido pela empresa onde trabalho para o público de uma área que está sendo implantada no momento e que está gerando uma mudança radical de conceito de trabalho e serviços em toda a empresa, todas as suas mais de 500 unidades em todo o Brasil.
Para quem esta trabalhando nesta área da empresa, as mudanças são muitas, de atividades, de conceitos, iniciando pela medição rigorosa de produtividade, gerando forte cobrança. Sem contar a centralização de atividades de todo Brasil e é claro, a redução de pessoal.
Bom, por toda esta mudança, é que a empresa resolveu pregar o conceito de Resiliência, para tentar motivar esses funcionários a encarar da melhor forma possível, todos estes problemas gerados pela mudança.
Neste workshop aprendi que Resiliência é a capacidade encarar a mudança e no meio do caos, buscar a solução com coragem e sem desesperos. Um exemplo que o Consultor - palestrante dava a todo o momento era "James Bond". Ou seja, precisamos ser um James Bond encarando os desafios profissionais como uma missão impossível, mas que somos capazes de cumprir.

E você, tem alguma experiência ou algum outro conceito sobre Resiliência?
Poste aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário